sábado, 25 de julho de 2009

DARICO

Um moeda Persa, feita em ouro, citada na Bíblia em Neemias 7.70.



A moeda Dárico surgiu assim:
"Na região do Irã originou-se uma das maiores potências do mundo antigo, o Império Persa (550 a.c.) que se estendeu do litoral asiático do mediterrâneo até as fronteiras com o Egito e para governar dominós tão extensos, Dario I estabeleceu uma ampla organização político-administrativa (informações, tributos, fiscalizações, pavimentações e etc), além da criação do dárico , moeda de Ouro que representou a primeira unidade monetária internacional."
(fonte:www.desvendar.com/.../imperios_antigos.asp)

DRACMA

Moeda produzida pelos gregos em prata. Citada na Bíblia em Lucas 15.8., equivalente ao Denário Romano

SICLO








Chamada também de “ESTÁTER”, era moeda grega, que variava de valor de acordo com a época, citada na Bíblia em Mateus 17.27

A matéria abaixo tem como fonte: Israel Antiquities Authority

" Moeda de prata usada em taxa para o templo é encontrada em Jerusalém

25/03/2008

Os judeus no Antigo Testamento pagavam uma taxa de meio shekel (moeda que em nossas traduções é chamada siclo) para ajudar na manutenção do templo. Uma moeda tal como aquela usada para pagar essa contribuição foi encontrada recentemente nas escavações que estão sendo realizadas próximas à área da explanada do templo, na Cidade de Davi. Essas escavações são dirigidas por Eli Shukron, representante das Autoridades Israelense para as Antiguidades, e pelo professor Ronny Reich, da Universidade de Haifa.

O arqueólogo Eli diz que “como hoje, quando às vezes caem moedas dos nossos bolsos e entram nas caixas dos canais de água para a chuva abertas nas estradas de nossas cidades, assim também aconteceu há cerca de 2000 mil anos atrás: alguém estava indo para o Templo e a moeda com a qual pretendia saldar a sua dívida com o Templo acabou caindo dentro do canal da drenagem”

A origem da obrigação de pagar essa taxa se encontra em Exodus 30,11-16: Disse mais o Senhor a Moisés: Quando fizeres o alistamento dos filhos de Israel para sua enumeração, cada um deles dará ao Senhor o resgate da sua alma, quando os alistares; para que não haja entre eles praga alguma por ocasião do alistamento. Dará cada um, ao ser alistado, meio siclo, segundo o siclo do santuário (este siclo é de vinte jeiras); meio siclo é a oferta ao Senhor. Todo aquele que for alistado, de vinte anos para cima, dará a oferta do Senhor. O rico não dará mais, nem o pobre dará menos do que o meio siclo, quando derem a oferta do Senhor, para fazerdes expiação por vossas almas. E tomarás o dinheiro da expiação dos filhos de Israel, e o designarás para o serviço da tenda da revelação, para que sirva de memorial a favor dos filhos de Israel diante do Senhor, para fazerdes expiação por vossas almas.

Durante a construção do templo, todo judeu devia dar sua doação de meio shekel para contribuir com a obra. Essa soma permitiu que todo judeu pudesse contribuir com a construção do templo. Depois da construção, o povo continuou a dar a sua contribuição com o propósito de comprar os sacrifícios públicos e suprir as necessidades do templo. A coleta acontecia todo ano a partir do primeiro dia do mês de Adar e terminava no primeiro dia do mês de Nissan.

A moeda encontrada pesa 13 gramas e tem de uma parte a rosto de Melqart, o deus chefe da cidade de Tiro, e de outra parte temos uma imagem de uma águia. A moeda provavelmente foi cunhada no ano 22 depois de Cristo.

Apesar da importância da taxa pagada ao templo, até hoje foram encontradas apenas outras 7 moedas como esta nas escavações em Jerusalém."

DENÁRIO

Moeda romana feita de prata, era moeda oficial do Tesouro Romano e equivalia ao salário de um dia de trabalho de um operário, citada na Bíblia em Mateus 17.27.

QUARTO

Significa: ASSE, produzida em bronze e está citada na Bíblia em Mateus 10.29.

MARAVEDI




Chamada de “quadrante”, era feita de bronze e equivalia a duas LEPTON, citada na Bíblia em Mateus 5.26)

LEPTON

Significa “branca”, era feita de bronze e circulava entre os judeus e está citada na Bíblia em Marcos 12.42)

INTRODUÇÃO

Nos tempos antigos, a humanidade fazia suas transações comerciais por meio de permuta, ou seja, troca de produtos. Depois que o homem inventou a moeda, ele passou a fazer troca de produtos pr moeda, mas no começo a moeda não era como nos dias de hoje, porque algumas substâncias começaram a ser símbolo de valor, como por exemplo o sal, bois e ouro. A moeda é um fenômeno social, em que o homem emprega para suas relações comerciais.

Os hebreus não cunhavam moedas até a época dos Macabeus, passando a cunhar moedas de prata e bronze. Na época de Jesus circulavam as moedas romanas, gregas e as judias.